Automatizando o monitoramento de licitações do Governo Federal.

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Automatizando o monitoramento de licitações do Governo Federal.

por David Carlos // 17.01.24

Em 2023, a Pencillabs decidiu se preparar para concorrer em licitações do Governo Federal, especificamente as disponíveis na plataforma compras.gov.br. Até então, o nosso modelo de negócio era B2B (Business to Business), mas concluímos que vender para o B2G (Business to Goverment) seria um desafio possível e com um ROE (return on equity) que valeria a pena no médio prazo.

Em um próximo artigo posso trazer como foi o processo de adaptação para o B2G, mas no momento focaremos em responder a seguinte pergunta:

Quais licitações são interessantes para a empresa e como podemos encontrá-las?

Neste artigo, apresentarei como a ferramenta Selenium nos permitiu automatizar uma tarefa repetitiva, mas muito importante para o nosso processo de vendas B2G e como essa automatização pode auxiliar organizações de outros setores e de diferentes portes.

O portal de compras do Governo Federal

O Governo Federal é um grande cliente para o mercado privado. Uma das formas dessa relação público-privado acontecer é por meio de processos licitatórios, divulgados em portais como o compras.gov.br. Nesses ambientes, órgãos públicos divulgam editais de contratação em que empresas do Brasil e do exterior podem concorrer no modelo de compra chamado pregão.

A seguir, um exemplo de pregão (aviso de licitação) disponível no portal de compras do Governo Federal. Nele, é possível acompanhar informações importantes como o objeto do edital, itens de serviço e data em que as empresas poderão dar seus lances. Nessa mesma tela, é possível fazer o download dos documentos relacionados ao edital como o termo de referência, pesquisas de preço de mercado entre outros materiais complementares.

Consulta de edital no portal de compras do Governo Federal

Mas como encontramos licitações interessantes para uma empresa como a Pencillabs? O primeiro passo é acessar o formulário "avisos de licitações". Nele, é possível informar um conjunto de parâmetros para filtrarmos as milhares de licitações disponíveis na plataforma. Na área de documentação da plataforma de compras, são disponibilizados os manuais que auxiliam desde o registro do CNPJ no sistema até o passo a passo para concorrer em um pregão.

Formulário para consultar licitações disponíveis no portal de compras

Encontrando licitações para a Pencillabs

Para encontrar licitações que façam sentido para a empresa, precisamos preencher o formulário de consulta. A Pencillabs é uma empresa de tecnologia e o compras.gov.br possui códigos de serviço específicos para esse mercado. Os códigos podem ser encontrados no filtro "Serviços". Nele, o usuário informa três palavras-chave e o portal retorna quais códigos estão relacionados aos termos informados.

Página de pesquisa de serviços e seleção dos códigos

Outras informações relevantes para buscarmos licitações no nosso contexto são:

  • Período: O compras.gov.br permite listar licitações em um intervalo de quinze dias. Podem ser quinze dias a partir do dia atual ou quinze dias anteriores ao dia atual, fica a critério do usuário.
  • Modalidades: No contexto da Pencillabs, sempre marcamos a opção "todos".

Com os campos preenchidos, encontramos algumas licitações que podemos concorrer.

Automatizando a busca com Selenium

Tínhamos então uma tarefa operacional relacionada ao planejamento estratégico da empresa, mas que era extremamente repetitiva e propensa a erros de preenchimento. A cada busca realizada, o único filtro que precisava ser alterado era o período, já que todo dia novos editais podem ser disponibilizados na plataforma. Resumindo: temos uma tarefa muito importante para a empresa, que precisa ser feita todo dia e que muda muito pouco de um dia para o outro. Hora de automatizar essa tarefa com Python.

O Selenium é uma ferramenta para automatizar a interação com aplicações web, ou seja, tudo que está na internet pode ser manipulado por ele. A ferramenta permite simular um usuário real clicando em botões, preenchendo formulários e baixando arquivos de uma página HTML acessível via navegador. Com o Selenium, conseguimos automatizar o preenchimento de todos os filtros do formulário de busca de licitações do portal de compras.

A segunda ferramenta que utilizamos se chama Gmail. Sim, o bom e velho Gmail. Uma vez que o Selenium automatizou a busca pelas licitações, nós precisamos enviar o resultado para algum lugar. Aqui, nós tínhamos algumas possibilidades: armazenar em um banco de dados, salvar em um arquivo, notificar no nosso canal no Slack, mas e-mail ainda é a plataforma mais democrática de comunicação e compartilhamento de dados. Além disso, o Python possui uma biblioteca nativa de integração com servidores de e-mail, o smtplib. Isso permitiu centralizar as licitações encontradas pelo Selenium em uma conta do Gmail disponível para a equipe de vendas.

Para finalizarmos a automatização, a terceira ferramenta que utilizamos se chama schedule. O schedule é uma ferramenta Python para fazer agendamentos. Ele garante que o Selenium será executado todo dia, às 6 da manhã, e enviará o resultado da busca para o nosso e-mail de licitações. As capturas de tela a seguir são da conta no Gmail que recebe, diariamente, as buscas realizadas pelo Selenium.

Lista de e-mails enviados via Python contendo o resultado da busca do Selenium

Detalhes de um dos editais encontrados pelo Selenium

A partir de agora, o trabalho da equipe de vendas é revisar essa lista diariamente e selecionar quais licitações atendem aos critérios de orçamento e stack tecnológica adotada pela empresa. Ao final desse funil que se inicia com a automatização da busca, teremos as licitações que estaremos aptos a concorrer.

Conclusão

A Pencillabs é uma empresa de tecnologia, mas nem todo problema que precisamos resolver é passível de automatização. Aqui, nós utilizamos uma "receita de bolo" para avaliar o que vale a pena automatizar:

  1. É uma tarefa secundária e não repetitiva: não automatize, documente.
  2. É uma tarefa secundária e repetitiva: não automatize, documente.
  3. É uma tarefa importante e repetitiva: avalie a relação custo/benefício antes de automatizar. Você tem a equipe necessária para manter e evoluir essa automatatização? Quanto você irá economizar automatizando essa tarefa? São perguntas que você precisará se fazer antes de tomar uma decisão.

Com nossa solução de monitoramento e busca de licitações, conseguimos acompanhar uma dezena de licitações em 2023 e concorrer em um pregão. Em 2024, iremos expandir a presença nos pregões e iniciar nossa venda para o B2G. Tem interesse em automatizar tarefas repetitivas e importantes pra sua organização? Me mande uma mensagem e vamos conversar.

David Carlos

Desenvolvedor sênior