Captação de recursos: como uma base engajada pode auxiliar sua organização

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Captação de recursos: como uma base engajada pode auxiliar sua organização

por David Carlos // 24.01.24

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Para muitas organizações sem fins lucrativos, a captação de recursos é um desafio diário. Afinal, ela é fundamental para garantir a continuidade das operações e a implementação de projetos significativos.

Infelizmente, a captação de recursos é um tema que frequentemente provoca sentimentos mistos dentro das organizações. Essa relação conflituosa, muitas vezes, resulta em um desfecho comum: a captação de recursos é deixada de lado e vista como algo secundário.

Isso acaba mitigando as causas e os projetos de muitas organizações sem fins lucrativos, silenciando a luta e o sonho de muitas pessoas.

Se você não quer isso para a sua organização, continue a leitura até o final!

O que é a captação de recursos?

A captação de recursos é um processo estratégico que visa obter recursos financeiros, materiais ou humanos para uma causa ou organização. Então, ao contrário do que muita gente pensa, a captação de recursos não restringe-se ao dinheiro.

Aliás, a captação de recursos envolve a obtenção de capital financeiro para sustentar as operações de uma organização. As fontes podem ser variadas: doações, investimentos, subsídios governamentais, patrocínios, crowdfunding, entre outras.

No entanto, mais do que simplesmente atrair dinheiro, uma estratégia eficaz de captação de recursos requer confiança, engajamento e comunicação direta com o público-alvo.

Você vai ver mais adiante, neste texto, como a força da mobilização e de uma base engajada pode dar vida para uma causa, atraindo todo tipo de recurso para dentro da organização.

3 formas de captar recursos para sua organização

Existem muitas maneiras de captar recursos para sua ONG ou organização sem fins lucrativos. As fontes podem ser empresas, institutos e fundações, governamentais, voluntários e mais.

Empresas, institutos e fundações

Leis de incentivo

Recurso de renúncia fiscal que permite às pessoas físicas e jurídicas direcionarem parte do valor dos impostos devidos para projetos em leis de incentivo. As áreas que podem ser beneficiadas são:

  • Cultura
  • esporte
  • fundos de apoio à infância e adolescência
  • dentre outras.

Entender a fundo a legislação desse benefício fiscal é crucial para quem busca utilizar essa forma de captação de recursos. Afinal, cada etapa envolve detalhes que demandam atenção e a realização de determinadas tarefas.

Governo

Emendas parlamentares

As emendas parlamentares representam um meio de deputados e senadores influenciarem a destinação de recursos públicos para projetos e ações de organizações que interessam às suas bases eleitorais.

Essas emendas consistem em propostas de mudanças no orçamento, seja federal, estadual ou municipal, com o objetivo de direcionar verbas para áreas específicas ou projetos variados, como:

  • Infraestrutura
  • saúde
  • educação
  • cultura
  • esportes, etc.

Indivíduos (voluntários)

Crowdfunding

O crowdfunding, também conhecido como financiamento coletivo ou vaquinha online, é uma estratégia de captação de recursos que vem sendo muito utilizada por ONGs e organizações sem fins lucrativos.

Esse método, amplamente realizado pela internet, ocorre por meio de plataformas dedicadas que facilitam a criação, a divulgação e a gestão dos projetos e causas sociais. Uma ótima maneira de engajar voluntários sem que eles precisem sair de casa.

Leia também:

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A importância de uma base engajada para a captação de recursos

Nós sabemos que a captação de recursos pode ser muito difícil para algumas organizações. Muitas não conseguem apoio público ou privado, e é por isso que a sua organização precisa influenciar pessoas e conquistar voluntários.

Essas pessoas estão dispostas a apoiar suas causas não apenas financeiramente, mas também com divulgação, voluntariado e networking. Mas como exatamente essa base pode impactar a captação de recursos? Veja a seguir:

1. Confiança e credibilidade

Quando o público confia na sua organização, ele está mais propenso a doar e recomendar sua causa a outras pessoas.

De acordo com a pesquisa da Global Trust in Advertising Report da Nielsen, 89% dos consumidores confiam mais em recomendações de amigos e familiares (o famoso boca a boca) do que em qualquer outra forma de publicidade.

Uma base engajada que compartilha suas campanhas e fala sobre sua organização é essencial para construir essa confiança. Se as pessoas acreditam no seu trabalho, elas estarão mais dispostas a contribuir financeiramente.

2. Aumento do alcance através de advocacy

O advocacy, ou defesa de uma causa, é quando a sua base atua como embaixadora da sua organização, promovendo seu trabalho para outras redes de contato.

Esse tipo de defesa orgânica ajuda a expandir seu público sem grandes investimentos em marketing. Com o crescimento do alcance, as oportunidades de captação de recursos também aumentam.

3. Recorrência nas doações

Uma base engajada tende a fazer doações recorrentes. A captação de recursos, muitas vezes, é um desafio constante, pois depende de ações esporádicas e sazonalidade.

No entanto, quando há uma conexão emocional e um relacionamento contínuo com os doadores, a possibilidade de doações regulares aumenta.

Esse tipo de suporte contínuo é vital para a sustentabilidade financeira da organização, não é verdade?

A sua organização precisa de dados

O engajamento de pessoas em causas não é uma novidade, mas a sua organização precisa de dados que te permita analisar a hiperconectividade e a força dos movimentos, descobrir como dar voz para as pessoas, criar novas oportunidades e conquistar voluntários ao mesmo tempo que os mantém engajados.

O poder das pessoas é transformador e o engajamento em uma causa específica pode estabelecer uma base sólida de apoiadores, garantindo a sustentabilidade e credibilidade da sua organização ao longo dos anos.

Somente com dados reais fornecidos por ferramentas digitais, relatórios personalizados e outras soluções inteligentes que a sua organização pode identificar estratégias eficazes para a captação de recursos e engajar um número ainda maior de pessoas.

Benefícios de uma base engajada

  • Oportunidades de parcerias estratégicas e colaborações enriquecedoras
  • Maior visibilidade e reconhecimento da organização na comunidade
  • Aumento da confiança e lealdade dos doadores e voluntários
  • Resiliência frente a desafios e momentos de crise, dentre outros benefícios

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David Carlos

Desenvolvedor sênior