Como funciona a EJ, plataforma que mede opinião, segmenta comunicação e aumenta engajamento
Testada e aprovada pela Transparência Internacional, pelo CGI (Comitê Gestor de Internet) por prefeituras do estado de São Paulo e pelo projeto Boca de Lobo, a EJ (Empurrando Juntas) é uma plataforma de coleta e medição de opinião popular sobre determinados assuntos - que podem ir de políticas públicas a produtos, comércio - que permite a uma organização, segmentar sua comunicação de forma muito especifica e, assim, aumentar o engajamento de sua base.
Já falamos sobre a EJ, de forma sucinta, em nosso portfólio. E nosso co-CEO David Carlos já explicou em detalhes o case da CGI, em que a EJ foi usada pelo governo federal no primeiro semestre de 2023 para captar a opinião pública sobre os temas centrais do PL de Regulação das Redes (2630/2020), também conhecido como PL das Fake News.
Agora, nesse post, vamos explicar direitinho como ela funciona em cada etapa. Vamos nessa?
💬 Etapa 1: Conversa
Sobre qual tema você quer conversar com seu público? Quer medir a opinião dele sobre uma mudança de lei ou de política empresarial? Ou quer saber como ele se sente sobre assuntos e medidas em andamento?
Na conversa, define-se o tema e os comentários iniciais para votação. Porém, os usuários também criam novas linhas de conversa e votações, dando uma visão diversificada sobre o que querem falar e apontando soluções, não somente respondendo perguntas.
📲 Etapa 2: Coleta
Para potencializar o alcance da coleta, a EJ é multicanal, ou seja, pode ser integrada a sites, listas de e-mail e redes como o WhatsApp e Telegram.
As pessoas respondem às enquetes e comentários, votando em suas alternativas favoritas.
📊 Etapa 3: Análise
As respostas e reações coletadas vão para um dashboard, que unifica a votação e gera relatórios de participações, de votações e quaisquer outras categorias que forem importantes.
🧐 Etapa 4: Modelagem
A partir dos resultados, a EJ agrupa os participantes em clusters (grupos). Para calcular se um participante está no grupo A ou B, o administrador da conversa modela quais os perfis de participação que ele imagina que compõem o público. Que tipo de pessoa - em termos de idade, gênero, renda, educação etc - é favorável? Que tipo de pessoa e desfavorável? E as neutras?
No contexto da EJ, esses perfis são chamados de “personas”. Modelar uma persona é prever como determinado perfil irá votar nos comentários da conversa e entender quem tem uma abordagem mais conservadora, favorável a mudanças ou qualquer ponto que seja importante para cada caso especifico.
Conforme o público vota, a EJ calcula a proximidade dos votos reais com a modelagem, gerando assim os grupos de opinião. Esse processo é iterativo e a cada ciclo de participação é possível revisar a definição das personas para que mais se aproximem do público.
🎙️Etapa 5: Comunicação
Com dados em mãos você pode se comunicar com as pessoas de acordo com os temas e posições que tem apelo a elas. Esse tipo de comunicação customizada gera resultados eficazes e aumenta o engajamento.
🗣Etapa 6 - em teste: Ativação
Uma nova etapa, ainda em teste, permite que agentes entrem em contato com as pessoas que responderam a coleta e, já cientes de suas posições dentro dos grupos de personas, estender e aprofundar a conversa por meio de entrevistas individualizadas.
Quer saber como a EJ pode ajudar seu projeto e sua organização? Entre em contato com a Pencil. :)
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