Inteligência de dados para campanha eleitoral: 3 vantagens para sua candidatura

Blog

Inteligência de dados para campanha eleitoral: 3 vantagens para sua candidatura

por Arthur Jahn // 23.07.24

Em um mundo cada vez mais digital, as campanhas eleitorais também precisam se adaptar para acompanhar as novas tendências e alcançar os eleitores de forma mais eficaz.

Nesse cenário, a inteligência de dados surge como uma ferramenta poderosa para turbinar sua candidatura e conquistar mais votos nas Eleições 2024.

Mas o que é inteligência de dados e como ela pode ser utilizada de forma estratégica e responsável nas Eleições 2024, e principalmente, na sua candidatura? Fica por aqui que vamos te explicar!

Boa leitura!

O que é Inteligência de Dados?

De forma resumida, a inteligência de dados é a capacidade de coletar, organizar, analisar e interpretar grandes volumes de informações para tomar decisões mais inteligentes e assertivas.

No contexto das campanhas eleitorais, essa tecnologia permite que você tenha um conhecimento profundo do seu público-alvo, suas necessidades, desejos e comportamentos. Para isso, alguns softwares de buscas e coletas, combinam técnicas de análise de dados, estatísticas, machine learning e inteligência artificial (IA).

No entanto, é preciso ter cuidado ao usar, pois quando se fala em IA para eleições nem tudo é permitido. Mas calma que explicaremos isso em mais detalhes posteriormente.

Antes, queremos mostrar as vantagens de usar esse mecanismo na sua campanha política. Separamos as 3 principais. Confira:

3 vantagens de usar inteligência de dados na sua campanha política

1. Segmentação precisa do público-alvo

Com a inteligência de dados, você pode mapear detalhadamente o perfil dos seus eleitores, identificando suas características sociodemográficas, interesses e valores como:

  • Sociodemografia: idade, sexo, renda, nível de escolaridade, localização geográfica, entre outros fatores.
  • Interesses: hobbies, paixões, valores, comportamentos de consumo, marcas preferidas.
  • Preferências políticas: ideologia, afinidades partidárias, posicionamentos em temas específicos.
  • Comportamento online: redes sociais frequentadas, conteúdos consumidos, engajamento em plataformas digitais.

Com base em dados de diversas fontes, como pesquisas, redes sociais e históricos eleitorais, você pode criar mensagens personalizadas e estratégias de comunicação direcionadas, aumentando as chances de conquistar o voto de cada segmento do público.

Leia também: Governo Data Driven: como fazer transformações governamentais orientadas por dados

Assim, fica mais fácil de entender os problemas que cada público enfrenta e mostrar que você tem soluções eficazes a oferecer, não é verdade?

2. Otimização de recursos e orçamento

Ao analisar dados de campanhas anteriores, pesquisas de opinião e redes sociais, você pode identificar quais estratégias estão funcionando melhor e quais precisam ser ajustadas.

Isso significa que você pode identificar quais estratégias estão funcionando e quais precisam ser ajustadas, otimizando seus recursos e maximizando o retorno sobre o investimento (ROI).

3. Mensuração precisa dos resultados

A inteligência de dados fornece informações precisas e confiáveis para embasar suas decisões de campanha.

Por meio da análise de dados concretos, como o engajamento nas redes sociais, o alcance das mensagens, a resposta do público aos discursos e até mesmo pesquisas de opinião, é possível avaliar o impacto de cada iniciativa da campanha.

Com essas informações em mãos, os candidatos podem ajustar suas abordagens, concentrando esforços nas áreas que estão gerando os melhores resultados e corrigir eventuais falhas com base em dados concretos, você pode definir metas realistas, priorizar ações e tomar decisões mais assertivas, aumentando as chances de sucesso nas Eleições 2024.

Mas atenção! Lembra que mais acima dissemos que quando se fala em IA na política, nem tudo é permitido? Vamos falar sobre isso logo abaixo.

Inteligência de dados nas Eleições 2024: tudo é permitido?

Não, nem tudo é permitido, principalmente sobre o uso de IA nas campanhas, quando se usa softwares para inteligência de dados.

Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu novas regras, na Resolução nº 23.610/2023 do TSE, para o uso de inteligência artificial nas Eleições 2024.

É importante estar atento a essas normas para evitar problemas e garantir que sua campanha esteja em conformidade com a lei.

Veja alguns dos principais pontos das novas regras:

  • Proibição de deepfakes: vídeos ou áudios manipulados para fazer parecer que alguém disse ou fez algo que não disse ou fez são proibidos.
  • Transparência no uso de IA: se você utilizar inteligência artificial na sua propaganda eleitoral, deve avisar de forma explícita ao público.
  • Proibição de robôs que simulam diálogo: chatbots não podem simular diálogo com candidatos ou outras pessoas.
  • Conteúdo fabricado ou manipulado: conteúdo digitalmente alterado para difundir notícias falsas ou causar danos ao processo eleitoral é proibido.

Inteligência de dados é com a Pencil Labs!

Se a sua organização busca maximizar o potencial da inteligência de dados, confie na Pencil Labs!

Somos uma parceira dedicada a organizações de impacto social, oferecendo soluções tecnológicas que impulsionam estratégias de forma significativa.

Amplie o seu impacto com a Pencil Labs. Clique aqui e fale conosco!

Arthur Jahn

Desenvolvedor sênior