Marketing social: o que é, como implementar e dicas para sua organização

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Marketing social: o que é, como implementar e dicas para sua organização

por Arthur Jahn // 16.02.24

pessoas do marketing social reunidos discutindo eestrategias em uma mesa

O marketing social é uma ferramenta poderosa para organizações sem fins lucrativos que buscam ganhar destaque no ambiente online, criar um impacto significativo, conquistar apoiadores para as suas causas e fidelizá-los.

Mas afinal, por onde começar? Vamos responder essa e outras perguntas aqui neste texto. Portanto, não deixe de conferir até o final!

O que é o marketing social?

O marketing social refere-se ao conjunto de estratégias no meio digital a fim de promover uma marca ou organização por meio das redes sociais. É uma abordagem dinâmica, que envolve a criação e compartilhamento de conteúdo rico para atrair e envolver o público-alvo.

Portanto, é uma maneira de amplificar a sua mensagem, ganhar presença online, dar vida a sua causa, conquistar apoiadores, captar recursos valiosos e muito mais.

Além disso, através do marketing social, você mantém um contato frequente com a sua base de apoiadores e transmite para a sociedade os trabalhos já realizados, incentivando-os a contribuir com mais recursos.

A importância do marketing social para as organizações sem fins lucrativos

O terceiro setor enfrenta um desafio constante: atrair pessoas que compartilhem dos mesmos valores e que se identificam com as causas da instituição, além de manter os doadores, voluntários e demais indivíduos engajados com os projetos.

Nesse cenário, o marketing social desempenha um papel fundamental ao dar voz para as organizações e, assim, impactar aqueles que valorizam a causa e estão dispostos a contribuir para o progresso de uma comunidade.

As estratégias, portanto, concentram-se na divulgação do propósito, em questões sociais relevantes, na comunicação eficaz com potenciais doadores, bem como na abordagem de problemas urgentes e tangíveis na sociedade.

Qual a diferença do marketing tradicional para o marketing social?

Com um sentido diferente do marketing tradicional, a função do marketing social no terceiro setor vai muito além do que a simples promoção para “ganhar dinheiro”. O que realmente acontece é a busca de recursos para manter a infraestrutura operacional, arrecadar recursos e conquistar apoiadores por meio de um planejamento organizado.

E isso quem diz não somos nós, mas sim o “pai do marketing” Philip Kotler, no seu livro “Marketing para organizações que não visam o lucro”.

Nesse contexto, o marketing social coloca a responsabilidade social como o elemento central das organizações. Ao utilizar técnicas já conhecidas do marketing, as organizações podem destacar campanhas filantrópicas e doações em projetos voltados para promover mudanças tanto no âmbito ambiental quanto social.

Portanto, a aplicação do marketing social nos meios digitais surge como uma ferramenta estratégica que encurta o caminho para alcançar os objetivos almejados pelas ONGs, possibilitando uma maior eficácia na divulgação e engajamento.

Dicas de como implementar o marketing social na sua organização

Crie uma identidade para a sua organização

Da mesma forma que as marcas possuem uma identidade única, a sua organização também precisa desenvolver a sua.

O seu público-alvo só confiará nos seus projetos, apoiará as suas causas e contribuirá com recursos quando ele acreditar na sua organização e no que ela defende.

Porém, essa confiança não se estabelece instantaneamente. É preciso que a sua organização dedique esforços para construir um posicionamento, objetivos e identidade por meio de diversos canais de comunicação, redes sociais, campanhas e em todas as divulgações realizadas.

Defina os seus canais de comunicação

A presença online desempenha um papel crucial no marketing social das ONGs, pois supera as limitações físicas e amplia significativamente o alcance das informações. Então, é importante escolher com sabedoria quais são os canais mais eficazes para disseminar os propósitos, as iniciativas dos projetos e mais.

Por exemplo, se o seu objetivo é destacar as ações realizadas e interagir ativamente com potenciais voluntários e apoiadores, é interessante explorar as redes sociais ou a estratégia de envio de e-mails para uma base de contatos previamente estabelecida.

Por outro lado, se a intenção for apresentar a organização de maneira mais abrangente, considere alimentar um site ou blog.

Crie conteúdos de prova social

No marketing tradicional, a prova social é um gatilho de vendas utilizado para a persuasão. É uma forma de mostrar que existem muitas pessoas, “assim como você”, que estão comprando e aprovando um produto ou serviço.

Dentro do contexto do marketing social, a prova social é um incentivo para que novos apoiadores sintam-se encorajados a contribuir para as causas da organização. É algo como: “se ele está ajudando, eu também posso ajudar”.

Portanto, é muito importante criar conteúdos com depoimentos, vídeos e comentários de doadores, pessoas impactadas e parceiros.

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Arthur Jahn

Desenvolvedor sênior