DevOps | O que é e como pode beneficiar pequenas e médias organizações

Blog

O que é o movimento DevOps e como ele pode beneficiar pequenas e médias organizações.

por David Carlos // 11.07.23

No mundo cada vez mais digital, a busca por métodos que aumentem a produtividade e a eficiência nas empresas é intensa. E é exatamente nesse cenário que o DevOps (Desenvolvimento e Operações) se destaca como um dos movimentos mais transformadores dos últimos tempos.

Neste post, vamos explicar o que é o DevOps, entender como ele funciona e, principalmente, analisar como pequenas e médias organizações podem se beneficiar dessa metodologia para competir em mercados dinâmicos. Boa leitura!

O que é DevOps

Em poucas palavras, DevOps é uma cultura organizacional que visa unir as equipes de desenvolvimento (Dev) e operações (Ops) em um ciclo de trabalho colaborativo e contínuo.

Ele surgiu como uma resposta às dificuldades enfrentadas quando desenvolvimento e operações trabalhavam isoladamente, resultando em prazos estendidos e sistemas pouco ágeis.

No modelo DevOps, as equipes colaboram desde o planejamento do projeto até a manutenção após o lançamento, o que facilita a detecção e resolução de problemas e aumenta a capacidade de adaptação às demandas do mercado.

Até meados dos anos 2000, esse ambiente colaborativo não existia. Cada equipe possuía métodos de trabalho próprios, criando silos organizacionais e de comunicação.

Equipes de desenvolvimento já utilizavam métodos ágeis e frameworks de gestão como SCRUM, mas isso não acontecia nas áreas de infraestrutura e qualidade. O fato de termos essas "caixas" (desenvolvimento, infraestrutura e qualidade), era a raiz do problema.

Algumas pessoas da área de infraestrutura entenderam que, no final do dia, estas equipes queriam a mesma coisa: trabalhar em produtos que fossem úteis para os usuários. Um sistema útil precisa ser estável, mas também precisa evoluir ao longo do tempo.

Leia também: A importância do Advocacy para políticas públicas

Funções e responsabilidades no DevOps

O DevOps propõe que a intersecção entre equipes de desenvolvimento, operações e qualidade possibilita maior agilidade na entrega de valor aos interessados no projeto. Normalmente, estas equipes possuem as seguintes responsabilidades:

Equipe de desenvolvimento

  • Construção e evolução do produto: desenvolvimento frontend e backend.
  • APIs e versionamento de código: integração e controle de versões para estabilidade e organização.

Equipe de qualidade

  • Testes automatizados: validação contínua para garantir qualidade.
  • Documentação e checklists: revisão e organização para assegurar o atendimento aos requisitos.

Equipe de operações

  • Monitoramento e deploy contínuo: manutenção e atualizações automatizadas do sistema.
  • Provisionamento de infraestrutura: recursos disponíveis para o produto.
  • Automação: agilização de tarefas para eficiência e estabilidade.

devops

A intersecção destas três equipes produz a pessoa DevOps. Ela reúne habilidades de desenvolvimento, operações e qualidade e tem a responsabilidade estratégica de construir pontes entre desenvolvedores, sysadmins, analistas de bancos de dados, designers, gestores e qualquer pessoa envolvida no processo de desenvolvimento de software.

A pessoa (ou equipe) DevOps não é um faz tudo, ela é alguém que consegue conectar diferentes necessidades internas e transformá-las em automações, documentação e ferramentas que servirão a todos.

É sobre conhecimento técnico, mas também é sobre reduzir os silos organizacionais, permitindo a construção de plataformas que permitam a colaboração entre diferentes equipes.

Princípios fundamentais do DevOps

Para entender o funcionamento do DevOps, imagine uma linha de produção em uma fábrica, onde cada etapa contribui para a criação de um produto final. Alguns dos princípios fundamentais são:

  1. Colaboração: Promover um ambiente onde as equipes de desenvolvimento e operações trabalhem juntas desde o início do projeto.
  2. Automação: implementar ferramentas que automatizem processos repetitivos, como testes e implantações.
  3. Integração contínua: garantir que as mudanças no código sejam integradas e testadas continuamente.
  4. Entrega contínua: facilitar a entrega rápida e confiável de software em produção.
  5. Feedback rápido: coletar feedback dos usuários rapidamente para melhorar continuamente os produtos.

DevOps para pequenas e médias organizações

Agora que entendemos o que é DevOps, trouxemos dois cases da Pencil para exemplificar como a adoção das ferramentas e cultura do movimento, podem beneficiar pequenas e médias organizações, gerando redução de custos e mais agilidade no lançamento de novas versões dos produtos.

O primeiro case é o socialProtection.org, uma plataforma de referência mundial no âmbito da Proteção Social. A organização demandava muitas migrações de hospedagem porque dependia de fornecedores terceiros temporários para manter a infraestrutura, serviços e aplicações.

Fizemos uma análise dos recursos utilizados e configurações de aplicação para reduzir os gargalos da plataforma, além de uma reestruturação da infraestrutura para um cluster privado, o que resultou em um tempo de migração para um dia com zero downtime, tempo que antes era de um mês.

Entre 2019 e 2022, o número de usuários logados na plataforma triplicou, o que o cliente credita às melhorias implantadas em parceria com a Pencillabs. No gráfico a seguir, em vermelho está o crescimento no volume de visitas no site, depois que desenvolvemos as automações, monitoramento e configuração de infraestrutura.

image2

O segundo case é a Empurrando Juntas (EJ), uma plataforma de coleta e análise de opinião coletiva. Ela permite realizar pesquisas temáticas em múltiplos canais como Telegram, WhatsApp, site institucional e campanhas de e-mail marketing.

O Instituto Cidade Democrática nos contratou para desenvolvermos um conjunto de melhorias na plataforma e mantermos a infraestrutura e demais serviços operacionais. Para garantir que o trabalho da equipe de desenvolvimento fosse entregue de forma contínua e incremental para o cliente, nossa equipe DevOps montou uma esteira de automações utilizando Gitlab, Docker e Debian.

Essa esteira permite que em menos de 7 minutos o trabalho da equipe esteja disponível em um ambiente de homologação para análises e discussões. Nossa equipe DevOps construiu uma plataforma que permite aos desenvolvedores acessar recursos operacionais (infraestrutura) no dia a dia de trabalho.

image1

A Pencil pode te ajudar a fazer DevOps

Com uma equipe de consultores especializados, a Pencillabs ajuda você a entender como integrar práticas de DevOps nos seus processos, analisando o que já está funcionando e apontando onde a automação e a colaboração podem fazer a diferença.

Além disso, oferecemos soluções personalizadas que se adaptam perfeitamente às suas necessidades, criando pipelines de integração contínua e entrega contínua (CI/CD) que tornam tudo mais ágil.

E não para por aí! Vale ressaltar que nós somos uma empresa de outsourcing e consultoria, então podemos te ajudar a construir ferramentas, documentações e automações para agilizar a entrega de valor da sua organização e potencializar a colaboração das equipes operacionais.

Com um olhar especial para instituições de impacto social, a Pencillabs garante que a tecnologia não apenas impulsione o seu negócio, mas também promova mudanças positivas no mundo. Vamos juntos transformar sua organização? Clique aqui e fale conosco!

David Carlos

Desenvolvedor sênior