Pencillabs desenvolve nova versão da plataforma da Rede de Líderes da Fundação Lemann

Blog

Pencillabs desenvolve nova versão da plataforma da Rede de Líderes da Fundação Lemann

por David Carlos // 01.04.25

A Pencillabs é fornecedora da Fundação Lemann de longa data. Nosso primeiro projeto ocorreu em 2021 e, desde então, seguimos colaborando com os dois eixos de atuação da organização: educação pública de qualidade e desenvolvimento de lideranças. Em 2024, iniciamos uma nova fase nessa parceria, aonde assumimos o desenvolvimento do ambiente virtual da Rede de Líderes.

O ambiente virtual é uma plataforma que sistematiza informações pessoais e de carreira dos diversos profissionais que fazem parte da Rede, de modo à permitir conexões relevantes entre quem tem um desafio dentro da sua área de atuação e quem pode contribuir com a solução. Além das ferramentas de conexão, a plataforma também é um portal para divulgação de oportunidades de emprego, notícias e ações promovidas pela organização.

5722f25f416179b5aebb390b4f2a57cd

Apesar do potencial do projeto, o trabalho de coleta de dados e monitoramento da carreira de aproximadamente 700 membros era feito integralmente em planilhas. Essas planilhas, que eram rigorosamente revisadas, seguiam um calendário de atualizações estabelecido pela coordenação, enquanto os dados no ambiente virtual eram atualizados a qualquer momento pelos próprios membros.

Esse descompasso entre o banco de dados e as informações mantidas pela equipe da coordenação gerou a seguinte questão: qual a melhor solução para integrar as jornadas do membro e da coordenação, de modo a simplificar o fluxo de coleta de informações estratégicas para a Rede de Líderes? O trabalho da Pencillabs no projeto inicia tentando responder a essa pergunta.

O DIAGNÓSTICO

Entender a realidade do projeto não foi uma tarefa simples. A não compreensão dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças ao ambiente virtual, poderia levar a decisões que gerariam impacto negativo no valor entregue e, no pior dos cenários, causariam o encerramento do projeto por conta da inviabilidade financeira. Não vale a pena manter um software que não atende às necessidades da organização.

Foi seguindo a abordagem do planejamento estratégico que iniciamos o nosso trabalho. Era preciso entender os detalhes sobre o projeto, quem o utilizava e porquê. Em termos do produto, quais eram as metas, métricas e indicadores de sucesso da organização? Em termos de tecnologia, qual era a qualidade do código-fonte, suas dependências e integrações? Qual seria o custo de reescrever o projeto do zero? Seria possível incorporar a estrutura das planilhas da coordenação ao banco de dados?

Os 45 dias de consultoria foram focados em responder essas e outras perguntas que surgiram ao longo do caminho. Nosso tempo foi dedicado integralmente a entrevistar stakeholders, nos aprofundar no código-fonte existente e mapear processos de trabalho que dependiam ou deveriam depender do ambiente virtual. O resultado final dessa etapa foi um relatório que cobriu os principais pontos fracos e ameaças ao projeto.

Nossa sugestão de plano de ação foi reescrever boa parte da aplicação, atualizando as dependências e implementando uma série de testes automatizados que garantissem algum nível de estabilidade ao sistema. Também propomos a inclusão de melhorias de interface e experiência do usuário. As planilhas seriam incorporadas em uma nova versão do banco de dados, que centralizaria dados de carreira, perfil e gestão da Rede de modo geral.

Ambiente virtual 2.0

Desde o final de 2024 a equipe da Pencillabs segue trabalhando no plano de ação que construímos na etapa de diagnóstico e estamos bem próximos do lançamento da versão 2.0 do projeto. Essa nova versão irá possibilitar escala operacional para o time de coordenação da Rede, já que a gestão da carreira dos membros poderá ser feita pelos novos painéis de dados. Para os membros, traremos uma série de melhorias nas áreas de busca, perfil e vagas.

Em termos de tecnologia, o ambiente virtual 2.0 virá com a versão mais recente do framework Django, um conjunto de testes automatizados e uma arquitetura mais simples e robusta, favorecendo a manutenção e evolução do código-fonte. Os dados do ambiente virtual 1.0 foram migrados juntamente com os dados das planilhas, então tanto os membros quanto a equipe de coordenação terão acesso à nova versão assim que o lançamento for feito.

Auxiliar a Fundação Lemann no impulsionamento da Rede de Líderes por meio da tecnologia, é o que tem guiado o trabalho da Pencillabs ao longo desses últimos 6 meses. Ainda temos bastante escopo pela frente, mas avaliamos que, até o momento, atingimos a nossa meta em promover empoderamento tecnológico e saltos estratégicos para um dos nossos principais clientes.

Até breve!

David Carlos

Sócio e cofundador