Passo a passo: segmentação de mercado para o terceiro setor
Toda ONG e organização sem fins lucrativos precisa de recursos para manter sua eficiência operacional. Inclusive, essas organizações podem e devem aprender práticas dos setores com fins lucrativos.
Afinal, toda redução de custos é bem-vinda, não é verdade? Por isso, hoje queremos falar sobre como a segmentação de mercado pode ajudar a sua ONG nesse sentido.
O que é segmentação de mercado?
A segmentação de mercado consiste em dividir o público-alvo em grupos distintos, com o propósito de criar estratégias de marketing direcionadas a cada segmento.
Quando a segmentação de mercado é cuidadosamente planejada e implementada, os resultados podem ser surpreendentes, proporcionando um retorno sobre o investimento (ROI) significativamente maior para os investimentos com marketing e para a captação de recursos.
Imagina só dividir muito bem os voluntários, apoiadores, financiadores e engajados da sua ONG? Dessa forma, você sabe exatamente como impactar cada segmento.
As 4 categorias da segmentação de mercado
São 4 as categorias de segmentação de mercado mais vistos em empresas e organizações sem fins lucrativos. Confira:
1. Geográfica
É a segmentação de mercado mais ampla que existe, pois tem como base uma fronteira geográfica pré-definida. Afinal, os interesses, valores e preferências mudam drasticamente dependendo da cidade, estado ou país.
2. Demográfica
Essa segmentação utiliza vários fatores, como:
- Idade
- Sexo
- Escolaridade
- Ocupação
- Etnia
- Renda
- Tamanho da família, dentre outros fatores que possam ser interessantes para a sua ONG
3. Psicográfica
A segmentação de mercado psicográfica tem foco nas características intrínsecas às personas interessadas na sua organização. Portanto, esse segmento aborda:
- Valores
- Personalidades
- Interesses
- Atitudes
- Motivadores conscientes e subconscientes
- Estilos de vida
- Opiniões
4. Comportamental
É muito parecida com a segmentação psicográfica, porém, a comportamental tem foco nas reações do público-alvo e o que os voluntários da sua ONG sentem antes de decidir apoiar a sua causa.
A maneira que o seu público-alvo enxerga a sua “marca” e tomam atitudes em relação a ela são exemplos da segmentação de mercado comportamental.
Como implementar uma segmentação de mercado para ONGs
Cabe à gestão da sua ONG definir qual categoria de segmentação de mercado vai utilizar, mas saiba que quanto mais informações você tem, mais você pode usá-las ao seu favor.
Para organizações sem fins lucrativos, listamos alguns passos que você pode considerar:
Colete informações descritivas sobre os seus possíveis voluntários
Para que você possa entender um pouco mais o seu público-alvo, é importante coletar informações precisas e descritivas das pessoas que apoiam a sua ONG.
Imagina só saber exatamente o que motiva o seu público, quais são os seus interesses, opiniões e comportamentos? Esses dados são valiosíssimos para uma ONG.
A coleta de informações pode ser feita de várias maneiras:
- Formulários
- Pesquisas
- Entrevistas
- Bancos de dados
- Softwares especializados, dentre outras ferramentas
Divida o seu público-alvo em diferentes categorias
Ao utilizar as segmentações de mercado que falamos acima, você só não entende o seu público como um todo, mas também ainda consegue separá-los por grupos, com o objetivo de impactá-los de uma maneira mais eficiente.
E a divisão pode ser feita de uma maneira que fique mais fácil da sua organização trabalhar em cada grupo. Por exemplo:
- Grupo 1: pessoas de 40 a 60 anos
- Grupo 2: renda familiar média de R$ 3.000 a R$ 6.000
- Grupo 3: pessoas interessadas em causas voltadas para minorias
Ou então, você pode fazer um grupo com todas essas informações, sendo ainda mais específico para que as suas estratégias e campanhas de marketing sejam mais assertivas e possam ter mais retorno.
Crie conteúdos ricos e anúncios pagos que impactam cada grupo
Agora que você sabe exatamente o que o seu público tem interesse, que causas ele deseja apoiar e qual quantia eles estão inclinados a doar, por exemplo, você pode “falar a língua” dele.
Com os grupos bem definidos, é possível melhorar a sua comunicação para engajar ainda mais voluntários para a sua organização. Você pode fazer isso por meio de posts nas redes sociais, anúncios segmentados, e-books, e-mails marketing, páginas de vendas e mais.
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