Passo a passo: segmentação de mercado para o terceiro setor

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Passo a passo: segmentação de mercado para o terceiro setor

por Arthur Jahn // 08.03.24

mulher montando bonecos em blogos simbilizando a segmentacao de mercado

Toda ONG e organização sem fins lucrativos precisa de recursos para manter sua eficiência operacional. Inclusive, essas organizações podem e devem aprender práticas dos setores com fins lucrativos.

Afinal, toda redução de custos é bem-vinda, não é verdade? Por isso, hoje queremos falar sobre como a segmentação de mercado pode ajudar a sua ONG nesse sentido.

O que é segmentação de mercado?

A segmentação de mercado consiste em dividir o público-alvo em grupos distintos, com o propósito de criar estratégias de marketing direcionadas a cada segmento.

Quando a segmentação de mercado é cuidadosamente planejada e implementada, os resultados podem ser surpreendentes, proporcionando um retorno sobre o investimento (ROI) significativamente maior para os investimentos com marketing e para a captação de recursos.

Imagina só dividir muito bem os voluntários, apoiadores, financiadores e engajados da sua ONG? Dessa forma, você sabe exatamente como impactar cada segmento.

As 4 categorias da segmentação de mercado

São 4 as categorias de segmentação de mercado mais vistos em empresas e organizações sem fins lucrativos. Confira:

1. Geográfica

É a segmentação de mercado mais ampla que existe, pois tem como base uma fronteira geográfica pré-definida. Afinal, os interesses, valores e preferências mudam drasticamente dependendo da cidade, estado ou país.

2. Demográfica

Essa segmentação utiliza vários fatores, como:

  • Idade
  • Sexo
  • Escolaridade
  • Ocupação
  • Etnia
  • Renda
  • Tamanho da família, dentre outros fatores que possam ser interessantes para a sua ONG

3. Psicográfica

A segmentação de mercado psicográfica tem foco nas características intrínsecas às personas interessadas na sua organização. Portanto, esse segmento aborda:

  • Valores
  • Personalidades
  • Interesses
  • Atitudes
  • Motivadores conscientes e subconscientes
  • Estilos de vida
  • Opiniões

4. Comportamental

É muito parecida com a segmentação psicográfica, porém, a comportamental tem foco nas reações do público-alvo e o que os voluntários da sua ONG sentem antes de decidir apoiar a sua causa.

A maneira que o seu público-alvo enxerga a sua “marca” e tomam atitudes em relação a ela são exemplos da segmentação de mercado comportamental.

Como implementar uma segmentação de mercado para ONGs

Cabe à gestão da sua ONG definir qual categoria de segmentação de mercado vai utilizar, mas saiba que quanto mais informações você tem, mais você pode usá-las ao seu favor.

Para organizações sem fins lucrativos, listamos alguns passos que você pode considerar:

Colete informações descritivas sobre os seus possíveis voluntários

Para que você possa entender um pouco mais o seu público-alvo, é importante coletar informações precisas e descritivas das pessoas que apoiam a sua ONG.

Imagina só saber exatamente o que motiva o seu público, quais são os seus interesses, opiniões e comportamentos? Esses dados são valiosíssimos para uma ONG.

A coleta de informações pode ser feita de várias maneiras:

  • Formulários
  • Pesquisas
  • Entrevistas
  • Bancos de dados
  • Softwares especializados, dentre outras ferramentas

Divida o seu público-alvo em diferentes categorias

Ao utilizar as segmentações de mercado que falamos acima, você só não entende o seu público como um todo, mas também ainda consegue separá-los por grupos, com o objetivo de impactá-los de uma maneira mais eficiente.

E a divisão pode ser feita de uma maneira que fique mais fácil da sua organização trabalhar em cada grupo. Por exemplo:

  • Grupo 1: pessoas de 40 a 60 anos
  • Grupo 2: renda familiar média de R$ 3.000 a R$ 6.000
  • Grupo 3: pessoas interessadas em causas voltadas para minorias

Ou então, você pode fazer um grupo com todas essas informações, sendo ainda mais específico para que as suas estratégias e campanhas de marketing sejam mais assertivas e possam ter mais retorno.

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Agora que você sabe exatamente o que o seu público tem interesse, que causas ele deseja apoiar e qual quantia eles estão inclinados a doar, por exemplo, você pode “falar a língua” dele.

Com os grupos bem definidos, é possível melhorar a sua comunicação para engajar ainda mais voluntários para a sua organização. Você pode fazer isso por meio de posts nas redes sociais, anúncios segmentados, e-books, e-mails marketing, páginas de vendas e mais.

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Arthur Jahn

Desenvolvedor sênior