Tecnologia para causas sociais: 5 benefícios do meio digital para seus projetos
A tecnologia vem desempenhando, cada vez mais, um papel fundamental no avanço das causas sociais, possibilitando que as organizações sem fins lucrativos se conectem cada vez mais com sua base.
Não implementar tecnologias inteligentes para a sua organização é fechar os olhos para o avanço dos seus projetos. Mais do que isso, é não escutar a sua base como deveria e não converter isso em resultados.
Por meio de ferramentas poderosas para impulsionar os seus projetos de impacto social, a sua ONG pode ir muito mais longe: sendo mais eficiente, impactando as pessoas certas e captando mais recursos.
Veja aqui como a tecnologia pode transformar o trabalho da sua organização!
5 benefícios da tecnologia para as causas sociais da sua ONG
1. Criação de soluções inovadoras e eficazes para problemas complexos
O meio digital possibilita a criação de soluções inovadoras e eficazes para problemas complexos enfrentados pelas organizações sociais, que antes pareciam impossíveis.
Com o uso de tecnologias e ferramentas como análise de dados, dashboards, relatórios personalizados e inteligência artificial, é possível encontrar abordagens mais eficientes e escaláveis.
Por exemplo, com uma ferramenta de código aberto e personalizada para sua organização, existe a possibilidade de identificar padrões em grandes conjuntos de dados, permitindo uma abordagem mais direcionada e eficaz para resolver problemas internos e também relacionados às dores da sua base.
2. Comunicação direcionada ao perfil dos participantes
Não adianta promover as suas causas sociais na internet de qualquer jeito. Se a sua comunicação não consegue impactar a sua persona/público-alvo, você está gastando recursos valiosos como tempo e dinheiro.
Para ter uma comunicação que “fale a língua” da sua base, você pode utilizar diversas ferramentas, métodos, testes A/B e indicadores para mensurar o engajamento e o real potencial de um projeto.
Ao coletar dados quantitativos e qualitativos da sua base, é possível segmentar e adaptar a sua comunicação de acordo com o perfil e interesses de cada grupo, aumentando a eficácia das suas iniciativas.
3. Captar respostas precisas dos interessados por meio do mapeamento de subgrupos
Ainda mais importante do que se comunicar com seu público em geral, é captar respostas precisas das pessoas mais interessadas por meio do mapeamento de subgrupos.
Para as organizações sem fins lucrativos, é fundamental desenvolver metodologias de pesquisa que permitam identificar o que o público julga como prioritário e, a partir disso, mapear subgrupos que podem direcionar o foco da ação.
Compreender as pessoas pelo que elas falam e não apenas por região, sexo e
raça, é um passo na direção contrária do que grandes corporações como Meta e
Alphabet (Google) promovem.
É isso que o empoderamento tecnológico pode proporcionar para as causas sociais.
4. Aumentar as ações de advocacy da ONG
Além da identificação da opinião geral e agrupada, aumentar as ações de advocacy é um passo além que a sua ONG pode fazer. Isso é possível por meio de ferramentas que auxiliem na mobilização dos coletivos para ações concretas em defesa das causas sociais.
Para iniciar ações concretas de advocacy, é fundamental viabilizar um ambiente colaborativo que promova debates construtivos com foco no consenso.
5. Melhoria contínua dos projetos e processos da organização
Ao adotar tecnologias que estejam alinhadas com as suas causas sociais, sua organização alcançará, inevitavelmente, melhorias contínuas em seus projetos e processos.
Nada melhor do que engajar sua base, construindo uma militância online e captando recursos, ao mesmo tempo que garante o funcionamento eficiente de todos os processos internos.
Quer ter esses benefícios para sua ONG? Conheça o Empurrando Juntas!
A Pencil Labs é uma empresa parceira de organizações de impacto social que precisam de empoderamento tecnológico e querem experimentar saltos estratégicos por meio do uso da tecnologia.
Mas para gerar impacto, nós da Pencil Labs percebemos que as organizações que defendem causas sociais precisam ser totalmente proficientes na sistematização das diferentes percepções sobre os temas prioritários para seu público.
Nesse contexto, surge a Empurrando Juntas (EJ) — da Pencil Labs —, uma plataforma de inteligência de dados para conhecimento coletivo, cujo objetivo é justamente ampliar o entendimento que as organizações têm sobre seus públicos e, assim, aprofundar seus níveis de engajamento.
A EJ permite coletar opiniões sobre temas e, dependendo de como as pessoas participam, é possível converter o dado subjetivo de opinião em um dado objetivo de perfil de participação.
Quer saber mais sobre os nossos serviços?