CulturaEduca

CulturaEduca

O CulturaEduca é uma plataforma colaborativa que agrega dados geolocalizados fornecidos tanto por bases públicas oficiais quanto por usuários cadastrados. Seu principal objetivo é apoiar projetos locais, comunidades, pesquisas e políticas públicas a partir de uma abordagem de mapeamento do território.
Sobre

O CulturaEduca é uma plataforma colaborativa que agrega dados geolocalizados fornecidos tanto por bases públicas oficiais quanto por usuários cadastrados. Seu principal objetivo é apoiar projetos locais, comunidades, pesquisas e políticas públicas a partir de uma abordagem de mapeamento do território, dos seus equipamentos públicos (escolas, museus, hospitais), limites territoriais (bairros, municípios, unidades federativas) e iniciativas socioculturais.

A plataforma está sendo reescrita em uma stack tecnológica moderna, ao mesmo tempo que incorpora novas funcionalidades de ingestão e visualização de dados. Além do escopo de tecnologia, o projeto também atua diretamente em parceria com coletivos e iniciativas populares, promovendo o fortalecimento dos pontos de cultura no território.

O projeto é liderado pelo Instituto Lidas em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e financiado pelo Ministério da Saúde.

Necessidades do cliente

  • O projeto não possuía um fluxo de deploy consolidado. Subir os diferentes serviços que compõe a plataforma era difícil e consumia bastante tempo da equipe. A coordenação não conseguia validar as entregas porque não existia um ambiente de homologação para realizar os testes.
  • Bases públicas de equipamentos geolocalizados são disponibilizadas em dois arquivos principais: o arquivo shapefile que contém os pontos no mapa e um arquivo .csv que contém as informações relacionadas ao ponto. Uma das limitações da versão antiga da plataforma, era a dificuldade de cadastrar bases com diferentes shapes, de modo que os pontos no mapa apresentassem informações consistentes, mesmo que o formato ou as bases fossem diferentes.
  • Além das informações específicas do equipamento público, a coordenação do projeto também desejava integrar dados do censo do IBGE de forma geolocalizada, ou seja, ao interagir com uma escola no mapa o usuário conseguiria explorar recortes de raça, gênero, idade e características residencias da população que vive no entorno do equipamento selecionado.
  • A parte colaborativa da plataforma, também chamada de Rede, é essencial para o mapeamento do território. É ela quem permite visualizar iniciativas populares e projetos coletivos de quem vive em determinada região. A nova plataforma ainda não possuía os formulários de cadastro da Rede integrados ao mapa.

Impacto gerado pela Pencil

Com a colaboração da Pencil, a plataforma foi capaz de disponibilizar ao público quatro bases de equipamentos (assistência social, cultura, educação e saúde), todas as divisões territoriais (UF, município, distritos, subdistritos e bairros) e a possibilidade dos usuários cadastrarem agentes coletivos, projetos e atividades que também são integrados ao mapa. Alcançamos esse impacto a partir das seguintes ações:

  • Adoção de boas práticas de gestão de projetos com uso do método Kanban para priorização do trabalho da equipe.
  • Disponibilização dos ambientes de homologação e produção, junto com uma documentação robusta para que novos integrantes possam configurar corretamente os serviços da plataforma.
  • Mais de 70 tarefas implementadas ao longo do projeto, incluindo evoluções na API, no frontend, otimizações de banco de dados e ingestão das bases públicas.

Esse ciclo de desenvolvimento demonstra a relevância do projeto e abre caminho para uma renovação no financiamento e novas parcerias nos territórios.


Se interessou pelo projeto? Entre em contato com a nossa equipe e agende um horário para que a gente possa planejar o próximo salto estratégico da sua organização!

TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
NodeJS MongoDB Postgresql
Snapshots
Contato

SIG Quadra 3
Bloco B Entrada 22 Lote 18
Sala 201
70610-432