Avaliação de impacto social: 3 maneiras de medir a eficiência e a relevância

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Avaliação de impacto social: 3 maneiras de medir a eficiência e a relevância

por Arthur Jahn // 29.02.24

imagem de varias pessoas passando em uma rua

Se você faz parte de uma organização, com certeza já enfrentou vários desafios no dia a dia, inclusive, a dificuldade de compartilhar de maneira mais efetiva o alcance das suas ações e projetos sociais.

A avaliação de impacto social é importantíssima para o terceiro setor, afinal, por meio desse método é possível ampliar as oportunidades de captação de recursos e formação de parcerias.

Por isso, a avaliação de impacto social tornou-se uma estratégia definitiva para as organizações que buscam não apenas eficiência operacional, mas também a sua relevância para a sociedade.

O que é a avaliação de impacto social?

A avaliação de impacto social é uma estratégia abrangente de análise e mensuração dos resultados e dos impactos de iniciativas, projetos ou programas em uma comunidade, ou sociedade.

Essa prática tem como objetivo principal compreender o alcance, a eficiência e a relevância das ações realizadas por organizações, empresas ou entidades do terceiro setor no que diz respeito ao bem-estar social, econômico e/ou ambiental.

Avaliação de impacto social: por onde começar?

Durante uma avaliação de impacto social, são utilizados diversos métodos e indicadores para mensurar o impacto real e potencial de um projeto ou ação social. Isso pode incluir a análise de dados quantitativos, como estatísticas demográficas e econômicas, bem como a coleta de informações qualitativas por meio de entrevistas, pesquisas e estudos de caso.

O processo de avaliação busca responder a perguntas cruciais, tais como:

  • Qual é o efeito direto das ações na comunidade?
  • Como as vidas das pessoas foram impactadas de maneira positiva?
  • Qual é a sustentabilidade dos resultados a longo prazo?
  • Houve mudanças significativas nas condições sociais, econômicas ou ambientais?

Ao compreender o impacto social, as organizações podem aprimorar suas estratégias, tomar decisões mais informadas e demonstrar de maneira clara e transparente o valor de suas contribuições para a sociedade.

A mensuração do impacto social não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para organizações comprometidas com a responsabilidade social. Compreender o alcance e a eficácia de suas ações é fundamental para um crescimento contínuo.

3 indicadores de impacto social para medir a relevância da sua ONG

1. Retenção de doações

Analisar a retenção de doações e doadores é fundamental para obter sucesso na captação de recursos, garantindo, assim, a estabilidade financeira da organização e a sua eficiência operacional.

Você pode utilizar esse indicador de impacto social de diversas formas: comparar com as doações de anos anteriores ou comparar com a média nacional de outras organizações para saber se está abaixo ou acima das expectativas.

Entender e aplicar esses conceitos não apenas fortalece a estabilidade financeira da organização, mas também contribui para uma gestão mais eficiente, direcionando recursos de maneira estratégica para garantir a continuidade das ações sociais desenvolvidas.

2. Nível de engajamento dos apoiadores

Esse indicador pode ser avaliado de diversas maneiras:

  • Pelo número de doações em um determinado período
  • Frequência de doações por doador
  • Pela interação nas redes sociais
  • Pelo número de cliques em campanhas de marketing, sites e blogs
  • Número de inscrições em newsletter e muito mais

Observar esses indicadores não apenas oferece insights valiosos sobre o engajamento da base, mas também permite avaliar o impacto positivo que ela tem na sustentabilidade e no crescimento da organização.

A conexão duradoura dos apoiadores, o seu papel na captação de recursos e na expansão da rede de apoio são aspectos fundamentais para fortalecer a causa da organização social e ampliar seu alcance na comunidade.

3. Número de beneficiados

Este indicador quantifica de maneira direta o impacto positivo gerado, representando o total de indivíduos ou comunidades que foram beneficiados pelos projetos ou programas sociais da instituição.

Ele pode ser feito por meio de formulários, pesquisas, entrevistas, bancos de dados, softwares especializados, dentre outros métodos de mensuração.

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Arthur Jahn

Desenvolvedor sênior