Como a tecnologia ajuda a promover a transformação social

Blog

Como a tecnologia ajuda a promover a transformação social?

por Arthur Jahn // 16.05.23

Já é clichê dizer que a tecnologia é presença constante em nosso dia a dia - no trabalho, na escola, em casa, estamos o tempo todo conectados (literalmente) às inovações tecnológicas. Porém, mais do que prática cotidiana, a tecnologia também pode ser ferramenta de transformação social.

Você já parou para pensar em como a tecnologia pode ser usada para promover a transformação social? Em um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia consegue unir pessoas, organizações e comunidades em torno de causas comuns.

Neste post, vamos te explicar como a tecnologia ajuda a promover a transformação social. Boa leitura!

5 maneiras concretas de usar a tecnologia para mudança social

Muitas vezes, a tecnologia é vista apenas como um meio para fins econômicos ou de entretenimento. Mas e se lhe dissermos que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para criar mudanças positivas na sociedade?

Destacamos 5 tópicos que mostram na prática como a tecnologia ajuda a promover transformação social. Confira!

1. Inclusão e diversidade

Hoje em dia, sabemos que promover inclusão, diversidade e equidade é importantíssimo. No entanto, nem sempre sabemos como mudar práticas antigas para garantir um ambiente inclusivo e diverso, que respeite e dê oportunidades igualitárias para todos.

Nesse contexto, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Ferramentas tecnológicas promovem, por exemplo, mais acessibilidade, igualdade de oportunidades e autonomia para as pessoas.

Esse é o caso dos aplicativos destinados às pessoas com deficiência. As opções no mercado são inúmeras e buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O Brasil tem 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que equivale a 24% da população, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante disso, a tecnologia tornou-se peça-chave no processo de inclusão e diversidade.

Leia também - Ativismo digital: como construir uma militância online e engajar sua causa

2. Dá acesso a novas oportunidades

Nós já falamos que a tecnologia é presença diária em nossas vidas. Por isso, dominar ferramentas pode fazer uma grande diferença. Isso é válido tanto para pessoas quanto para organizações que ainda não se adaptaram ao mundo digital.

Na Pencil, temos como objetivo trazer mais autonomia para empresas no mundo digital e melhorar seus processos para que o maior número possível de funcionários (e não só o “moço da TI”) dominem as ferramentas tecnológicas do dia a dia de trabalho.

Fizemos isso no Instituto Gesto, uma ONG que promove o fortalecimento da gestão pública nos municípios e estados brasileiros, especialmente na área de Educação.

O Instituto atua na Secretaria de Educação do Recife e contratou a Pencillabs para desenvolver uma prova de conceito de uma plataforma de coleta e visualização de dados voltada para os indicadores do nível de alfabetização da rede.

Além disso, desenvolvemos então a Infraestrutura para coletar dados de diferentes fontes e permitir que, no futuro, gestores pedagógicos tomem decisões baseadas nas informações coletadas.

3. Acelera o processo de transformação social

Na cultura digital de hoje, o empoderamento tecnológico pode facilitar - e muito - a rotina do processo de transformação social. Um exemplo prático: o Instituto Gestão em Automação e TI (GAESI) da Universidade de São Paulo (USP) trabalhou conosco em um projeto para aumentar a confiabilidade da distribuição de medicamentos em farmácias e hospitais e detectar fraudes em programas governamentais, como o Farmácia Popular.

Nós desenvolvemos um software baseado em inteligência artificial, para automatizar o processo de aquisição e gestão de medicamentos em farmácias, hospitais e programas do Sistema Único de Saúde. O projeto, que beneficia milhões de pessoas, foi vencedor do Prêmio Dasa de Inovação Médica 2021, na categoria Medicina Social.

Além disso, em outro momento, também desenvolvemos um sistema para a otimização da agenda de vagas no SUS, em parceria com hospitais de São Paulo. Quando implantado, o sistema irá simplificar consultas e internações e reduzir a fila de espera por atendimento, podendo economizar milhões de reais de dinheiro público.

4. Identificação de problemas

Na Pencillabs, oferecemos soluções que facilitam esse acesso. Por exemplo, nossa plataforma Empurrando Juntas (EJ) permite realizar pesquisas de opinião para fortalecer estratégias de comunicação e engajamento. A

EJ ajuda a entender o posicionamento do público sobre determinados assuntos, fornecendo dados que orientam a tomada de decisões informadas e a otimização da aplicação de recursos.

Esse tipo de monitoramento detalhado não apenas melhora a eficiência da gestão, mas também apoia a transparência e responsabilidade ao tornar informações acessíveis e baseadas em dados concretos.

5. Promover a cidadania e a participação

Não tem como falar de transformação social sem citar as plataformas cívicas. Elas são ferramentas tecnológicas que facilitam a participação dos cidadãos na vida pública e permitem que as pessoas se envolvam ativamente na elaboração de políticas públicas, na tomada de decisões e na fiscalização do governo.

As plataformas cívicas não só promovem a participação cidadã, mas também fortalecem a democracia ao garantir que as vozes dos cidadãos sejam ouvidas. Elas tornam o processo político mais transparente e acessível, permitindo que mais pessoas se envolvam e influenciem as decisões que afetam suas vidas.

Conte com a Pencil

Agora que você já sabe como a tecnologia pode facilitar, acelerar e ajudar a promover transformações sociais, está na hora de tê-la como aliada à sua causa.

Somos uma empresa de tecnologia para instituições de impacto social e, mais do que códigos e soluções prontas, trabalhamos com nossos clientes para promover seu empoderamento tecnológico, gerando aprendizado, independência em seus processos e saltos estratégicos.

Fale com a gente! Queremos ouvir suas demandas e propor soluções para ajudá-lo a ter mais independência e empoderamento tecnológico.

Vamos juntos nessa missão?

Arthur Jahn

Desenvolvedor sênior