Como o código aberto pode auxiliar sua organização a ir mais longe

Blog

Como o código aberto pode auxiliar sua organização a ir mais longe

por Arthur Jahn // 14.11.23

Para uma organização que pretende iniciar ou impulsionar um projeto de impacto social por meio da tecnologia, a parceria com uma boa empresa de desenvolvimento de software pode ser estratégica e a escolha do parceiro requer uma análise cuidadosa. Embora a avaliação do portfólio e os depoimentos de clientes sejam práticas indispensáveis, este artigo enfatiza uma abordagem muitas vezes esquecida: de se avaliar projetos código aberto de um parceiro em potencial.

A importância do código aberto para projetos de impacto social

As organizações sem fins lucrativos, como qualquer outra entidade, se beneficiam da boa compreensão do conhecimento técnico, dos padrões de codificação e da qualidade do trabalho de desenvolvimento de software. Os projetos de código aberto oferecem uma janela única para os esforços colaborativos de uma empresa, sua experiência e dedicação à comunidade de tecnologia. Essa avaliação do mundo real serve como prova do compromisso da empresa com o aprendizado contínuo e o aprimoramento técnico.

Além de possibilitar uma avaliação mais criteriosa dos produtos de tecnologia da empresa, soluções de código aberto e livre, possibilitam uma série de vantagens estratégicas para organizações sem fins lucrativos, vejamos.

Alinhamento da stack de tecnologia

Avaliar os projetos de código aberto ajuda a determinar se a empresa está alinhada com as tecnologias utilizadas por sua organização. A compatibilidade é crucial para uma colaboração bem-sucedida, simplificando processos de desenvolvimento e de absorção e sustentação de produtos de software. Um parceiro com experiência em tecnologias alinhadas às suas, pode fornecer insights e contribuições valiosas para seus projetos.

Caso sua organização não possua uma estrutura ou equipe interna de tecnologia, projetos de software livre se tornam ainda mais interessantes, por evitarem o chamado "Vendor lock-in" (ou dependência do fornecedor) que cria uma obrigatoriedade da organização em manter relações comerciais com fornecedores ruins, por estarem presas tecnologicamente aos seus produtos. Na adoção de soluções livres, o acesso ao código e à documentação são irrestritos e os parceiros podem ser substituídos sem a necessidade de abandonar as tecnologias já adotadas.

Governança de Tecnologia

A avaliação de critérios objetivos é parte do processo de contratação de produtos de tecnologia. Uma boa governança de TI se beneficia dos projetos de software livre e de código aberto, por serem transparentes e permitirem o acesso mais amplo ao código, à documentação e também ao uso e contribuições da comunidade às ferramentas.

Esteja atento a possíveis vulnerabilidades de segurança ou problemas relacionados ao gerenciamento de dependências. As dependências de código usadas pelo seu parceiro ajudam a identificar riscos potenciais de atraso ou interrupções no projeto. A contratação de soluções proprietárias impossibilita essa análise mais criteriosa e pode levar a maiores problemas no futuro.

Envolvimento com a comunidade

O envolvimento ativo com comunidades de código aberto pode ser uma vantagem para sua organização. Um parceiro de desenvolvimento que participa ativamente demonstra compromisso com a sustentabilidade das soluções no longo prazo. Além de trazer um diferencial competitivo na manutenção da solução, incorporando contribuições a atualizações sem a necessidade da contratação de serviços adicionais.

Fortes conexões com as comunidades software livre proporcionam acesso a conhecimento, experiência e suporte, facilitando a resolução mais rápida de problemas e auxiliando no processo de incorporação e autonomia da sua instituição.

Conclusão

Para organizações sem fins lucrativos que buscam aprimorar sua capacidade de TI ou embarcar em novos projetos, é crucial a avaliação de soluções livres e de código aberto e o engajamento de um potencial parceiro com a comunidade. Soluções abertas oferecem insights sobre habilidades técnicas, envolvimento da comunidade e alinhamento com suas escolhas tecnológicas. Além de evitarem a dependência a um único fornecedor, gerando estresse institucional ou alto custo de migração para outras soluções de mercado.

Esta avaliação desempenha um papel fundamental na gestão de riscos, permitindo a tomada de decisões informadas e a superação de potenciais desafios nos projetos. Ao avaliar soluções de código aberto, organizações podem alinhar-se com empresas que partilham compromissos comuns, e que valorizam a qualidade e a sustentabilidade a longo prazo.

Arthur Jahn

Desenvolvedor sênior