Inteligência de dados para participação digital: do Advocacy à melhoria de serviços públicos.

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Inteligência de dados para participação digital: do Advocacy à melhoria de serviços públicos.

por David Carlos // 17.04.24

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A Pencillabs tem reavaliado seus serviços e cogita a possibilidade de se especializar na área GovTech. Falarei disso em breve, mas o fato é que a nossa história enquanto empresa está diretamente conectada ao primeiro e terceiro setor. Governo, ONGs, Institutos de Pesquisa e Universidades são nossos maiores (e melhores) clientes. Para eles, extrair informação a partir da coleta de dados é tão importantes quanto para o mercado financeiro, industria e demais players do segundo setor. Uma vez coletados, processados e analisados, esses dados servirão como insumo para fazer política pública ou para influenciar quem o faz.

Na industria 4.0, toda decisão estratégica de uma organização precisa ser orientada à dados. A partir de certo ponto, é inviável não ter um processo que sistematize o que quer que você precise coletar para tomar uma decisão mais assertiva. Mas como coletar, processar e produzir novas informações a partir desses dados é o ponto principal desse debate. Enquanto empresa que desenvolve tecnologia para impacto social, a Pencillabs acredita que a participação digital deve ser a fonte primária que alimenta ferramentas de inteligência.

Exemplos práticos

  1. Se tem um perfil que entende que dentro do Brasil existem dezenas de "Brasis" é o gestor de política pública. Fazer participação digital nessa realidade, não é simples. Com o GovBR, o cidadão é capaz de acessar diferentes serviços públicos em uma plataforma unificada, com uma UX padronizada e que simplesmente funciona. Com mais de 146 milhões de usuários, o projeto é a principal porta de entrada para simplificar participação digital e avaliação contínua da qualidade dos serviços públicos prestados pelo governo brasileiro. A plataforma de democracia digital do Governo Federal, o Brasil Participativo, comprova que com a capilaridade do GovBR, conseguimos conectar o cidadão à ferramentas de pesquisa que irão auxiliar o gestor público na melhoria de processos e serviços.
  2. No terceiro setor, o trabalho de Advocacy e de Relações Institucionais e Governamentais também precisa ser orientado à dados. Sabemos o quanto a habilidade de convencimento é essencial para captar recursos, executar projetos e angariar aliados para as causas defendidas por essas organizações. O projeto com o Comitê Gestor da Internet, em que a Pencillabs atuou prestando serviço de inteligência de dados com a plataforma Empurrando Juntas, comprovou que fazer Advocacy com base em dados gera resultado efetivo. Acesse aqui, o relatório final que produzimos para o projeto. Nele, apresentamos uma metodologia que pode ser reutilizada por qualquer organização do terceiro setor para mapear perfis de participação e segmentar seu público-alvo.

O tema da participação digital é de suma importância para nós. Enquanto empresa privada, nosso papel é prestar serviços e propor soluções que resolvam as dores do nosso cliente, seja ele o Governo, um instituto de pesquisa ou empresas que atuem com impacto social. Tem interesse em plataformas de inteligência de dados e participação digital? Vamos conversar!

David Carlos

Desenvolvedor sênior