O que é inteligência de dados? Como utilizar, benefícios e dicas para sua organização

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O que é inteligência de dados? Como utilizar, benefícios e dicas para sua organização

por Arthur Jahn // 17.04.24

Quem é do terceiro setor sabe que a captação de recursos, o engajamento de apoiadores e a retenção de ambos são grandes desafios enfrentados pelas organizações. Porém, existe um recurso que pode revolucionar a sua organização.

Por meio da inteligência de dados, o terceiro setor pode melhorar suas decisões, identificar potenciais doadores, diferenciar os apoiadores que mais contribuem dos que são menos engajados, criar campanhas direcionadas e medir o impacto das ações.

Nesse sentido, a inteligência de dados torna-se mais do que uma vantagem competitiva: é uma questão de necessidade.

Afinal, o que é inteligência de dados?

Inteligência de dados é a prática de coletar, analisar e interpretar grandes conjuntos de dados para obter insights valiosos e orientar a tomada de decisões estratégicas. É a capacidade de transformar dados brutos em informações significativas e acionáveis.

Independente do volume ou da qualidade das informações, os dados sempre vão ser essenciais para a sua organização. E com o auxílio das ferramentas avançadas e personalizadas para o seu caso, você terá em mãos o conhecimento necessário para aproveitar todas as oportunidades, mitigando riscos e erros.

Softwares modernos são empregados para organizar e integrar esses dados, permitindo estratégias e intervenções mais precisas e eficazes.

A automação é fundamental para a inteligência de dados, pois torna os processos mais ágeis e eficientes. Dessa forma, tarefas que seriam impraticáveis manualmente são otimizadas em um curto espaço de tempo.

Além disso, vale destacar que o principal objetivo da inteligência de dados é permitir que as empresas compreendam melhor seus clientes, otimizem seus processos internos e criem estratégias de longo prazo para ganhar vantagem competitiva.

Leia também - Avaliação de impacto social: 3 maneiras de medir a eficiência e a relevância

Benefícios da inteligência de dados para organizações do terceiro setor

Ok, até aqui deu para entender que as informações são muito importantes para a sua organização, certo? Mas afinal, na prática, como elas podem ajudar?

Investir em inteligência de dados não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Um estudo da Zebra Technologies mostrou que os investimentos em inteligência de dados aumentaram 39% em 2019, refletindo a crescente percepção do seu valor.

Confira alguns benefícios da inteligência de dados:

  • Coletar informações de valor (úteis para aplicar em estratégias internas, de marketing etc.)
  • Reunir dados em um único lugar
  • Simplificar dados (facilitar a legibilidade e a visibilidade)
  • Organizar o volume de todas as informações e separar por relevância, facilitando o acesso
  • Criar campanhas de marketing e conteúdos personalizados e segmentados para o seu público-alvo
  • Ter previsibilidade sobre os resultados
  • Tomar decisões mais assertivas a partir das informações coletadas pelas ferramentas de inteligência de dados
  • Saber exatamente onde e com o que investir, reduzindo custos
  • Mitigar riscos e erros
  • Facilitar a captação de recursos e muito mais

Como implementar a inteligência de dados na sua organização

Se você está considerando adotar a inteligência de dados, algumas dicas podem facilitar o processo de implementação. Confira:

Comece com projetos piloto

Ao invés de tentar implementar a inteligência de dados em toda a empresa de uma vez, comece com pequenos projetos piloto. Isso permite que você avalie o impacto da análise de dados e ajuste processos antes de uma implementação mais ampla.

E para medir o sucesso das estratégias de inteligência de dados, é fundamental estabelecer indicadores de desempenho (KPIs) claros. Esses indicadores ajudam a monitorar o progresso e identificar áreas que precisam de ajustes.

Defina os objetivos da organização

Antes de definir os objetivos, é fundamental estabelecer uma cultura organizacional voltada para a inteligência de dados. Somente após essa etapa inicial será possível dar início aos trabalhos.

Com toda a equipe consciente dos novos processos, é hora de definir os objetivos que devem ser alcançados com a inteligência de dados.

Estabeleça quais são as prioridades

Durante a análise inicial, podem surgir diversos pontos que exigem maior atenção. No entanto, é essencial saber como estabelecer prioridades.

Por exemplo, o que é mais importante para você: captar recursos, atrair mais apoiadores ou investir em marketing social?

Uma estratégia que facilita a identificação das prioridades é compreender como outras organizações estão utilizando a inteligência de dados.

Conte com boas ferramentas de inteligência de dados

Para extrair o máximo de benefícios da inteligência de dados, é preciso contar com boas ferramentas para a sua organização e, se possível, que elas sejam personalizadas para os seus objetivos.

Escolher quais ferramentas usar pode definir se as suas estratégias vão dar certo ou não. Ou seja, não é uma tarefa fácil, por isso é recomendado contar com o auxílio de uma empresa de tecnologia para instituições de impacto social, como a Pencil Labs.

São muitos os softwares e ferramentas que você pode utilizar na sua organização para que você possa gerenciar um grande volume de dados de maneira prática e objetiva. Dentre esses recursos de inteligência de dados, podemos citar:

  • Relatórios personalizados
  • Comunicação Multiplataforma (Omnichannel)
  • Software ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial)
  • CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente)
  • Dashboards e muito mais

4 dicas para maximizar o uso da inteligência de dados

Para garantir uma implementação bem-sucedida da inteligência de dados, considere as seguintes dicas:

1. Capacite sua equipe

Invista em treinamento para que sua equipe saiba como coletar, analisar e interpretar os dados adequadamente.

Apesar das ferramentas de inteligência de dados terem funções bem intuitivas e fáceis de usar, é necessário treinar a equipe para realizar análises mais aprofundadas e melhorar a capacidade de interpretação de dados para a tomada de decisões.

Isso porque se um membro da equipe não souber como trabalhar as informações coletadas, toda a ideia estará comprometida.

2. Respeite as normas legais

Na era digital, é crucial que as empresas estejam cientes das regulamentações sobre proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. Essa lei estabelece diretrizes rigorosas para a coleta, tratamento e armazenamento de dados pessoais.

As penalidades por não conformidade podem ser severas, incluindo multas que podem chegar a 2% do faturamento anual da empresa, limitadas a R$ 50 milhões por infração

3. Utilize visualizações eficientes

Utilizar visualizações eficientes, como gráficos e dashboards interativos, é fundamental para a interpretação de dados complexos.

Essas ferramentas transformam informações brutas em representações visuais claras e intuitivas, facilitando a compreensão para todos na organização.

4. Incorpore a Inteligência Artificial e o Machine Learning

O uso de inteligência artificial (IA) e machine learning na análise de dados permite que as empresas automatizem o processamento de grandes volumes de informações.

Essas tecnologias podem identificar padrões complexos e ajudar na personalização de ofertas e serviços para os clientes, melhorando a experiência e aumentando as chances de fidelização.

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Arthur Jahn

Desenvolvedor sênior